Março 10, 2010

Índices por Datas

Posted in SQL Server tagged às 22:31 por Henrry Pires

As datas são e serão sempre especiais, temos que ter atenção a elas quando se pesquisa, quando se insere / altera, e neste caso quando se cria um índice.

O que vou falar advém da minha experiência pessoal. Quando crio um índice por um campo data, normalmente ponho o mesmo como sendo descendente, porque e em que situações?

A razão que me leva a fazer isto é simples, normalmente os utilizadores querem / precisam ver os registos mais recentes, pelo que se estes estiverem no princípio do índice a pesquisa será mais rápida.

Agora, em que situações, vou dar um exemplo para me explicar melhor.

Imaginemos uma tabela de documentos, onde guardamos por exemplo facturas, desta tabela extraímos por exemplo extrair um balancete (ou parte da informação necessária para tal), conversão de facturas em outro tipo de documentos (guias de remessa, recibos, notas de crédito, etc.), este tipo de operações normalmente é efectuada com os documentos mais recentes.

Seguindo o raciocínio do exemplo anterior temos então que se os documentos mais recentes (os mais prováveis de serem pesquisados) estiverem no princípio do índice, a pesquisa será mais rápida.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: